Cultura

UEG Mostra Moda destaca o vestir consciente no Câmpus Trindade

Até sexta-feira (29), o Câmpus Trindade, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), concentra os holofotes da moda de Goiás. Com o conceito Vestir Consciente, o 10º UEG Mostra Moda conta com uma programação diversificada, que inclui palestras, oficinas, feira de troca de produtos, mesas redondas e debate.

Todos os coordenadores dos cursos de Moda do Estado participarão dos debates. O evento, que também tem como foco a moda inclusiva, está aberto para a comunidade em geral e tem entrada gratuita. As inscrições e toda a programação estão disponíveis no site www.uegmostramoda.com.br.

As oficinas e palestras serão ministradas por renomados profissionais da moda de Goiás e do Brasil. No dia 29 de setembro, serão realizados uma exposição e o tradicional desfile, com modelos de diferentes faixas etárias, portadores de necessidades especiais, entre outros.

No ano passado, só no dia do desfile, o evento reuniu mais de duas mil pessoas. O tema escolhido para o desfile deste ano foi Arquitetura Goiana. Para a coordenadora do evento, Nélia Finote, professora do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da UEG, o objetivo do UEG Mostra Modas é levar os discentes e a comunidade a pensarem em temáticas como consumo consciente, impacto ambiental do mundo da moda e processo criativo.

De acordo com ela, a academia forma profissionais para o mercado e o questionamento da Universidade é que tipo de profissional está sendo formado. “São profissionais que vão fazer produtos para o consumo e, profissionalmente, quanto mais consumo, melhor. O que fazemos é despertar neles a necessidade de diminuir o impacto desse consumo e de criarem produtos os mais sustentáveis possíveis”, destaca.

Projeto de Extensão
O UEG Mostra Moda (UEGMM) é um projeto de extensão da UEG. Durante todo o ano, 80 alunos vinculados ao projeto desenvolvem produtos diversos, sempre levando em consideração o impacto ambiental gerado por eles. Uma vez por ano, o projeto apresenta seus resultados à comunidade e ao mundo da moda por meio deste evento.

Participam do projeto discentes da graduação de Tecnologia em Design de Moda e da pós-graduação de Gestão em Negócios e Produtos de Moda. O projeto também desenvolve uma revista de moda, a UEGMM Revista. Constam nela editoriais feitos por profissionais da moda goiana a partir de produtos criados pelos alunos, além de textos de moda em geral. A publicação é distribuída ao final do evento.

O Câmpus Trindade fica na Rua Júlia Vaz Vieira de Rezende, no Residencial Vieira.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco