Esporte

Incentivo ao esporte impulsiona atletas de Goiás para o mundo

Criado pelo Governo de Goiás, em novembro de 2002, o Programa de Incentivo ao Atleta de Rendimento(Pró-Atleta), é um fomento que visa garantir uma manutenção mínima pessoal aos atletas de alto rendimento, buscando dar condições para que eles se dediquem ao treinamento esportivo, participem de competições e tenham um desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva.

Coordenado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), o programa tem atualmente 600 atletas inscritos. Por ano, são oferecidas 600 bolsas com duração de 12 meses cada uma. Os valores variam de R$ 250 a R$ 750 por mês, dependendo do enquadramento do atleta ou paratleta, em uma das três categorias oferecidas pelo programa: nacional, estadual ou escolar.

Na categoria nacional, e com bolsas de maior valor, concorrem os atletas que disputam competições internacionais, na categoria estadual estão os atletas que disputam campeonatos nacionais e na categoria escolar ou estudantil estão aqueles que disputam campeonatos escolares e participam de jogos estudantis. O programa assegura ainda a destinação de, pelo menos, 10% das bolsas aos paratletas.

“Os recursos destinados aos atletas devem ser aplicados exclusivamente nas despesas realizadas com a atividade esportiva e os atletas precisam prestar contas mensalmente sobre a aplicação dos mesmos”, orienta a coordenadora do programa, Leila Xavier. Segundo ela a Seduce, em parceria com a Secretaria da Fazenda de Goiás (Sefaz), já estuda a confecção de um cartão débito para os atletas inscritos no programa, como uma forma mais transparente e segura de controle de gastos e aplicação dos recursos do programa.

Exemplos de sucesso dentro e fora do país

O atleta goiano Davi Prado ilustra bem o perfil de profissional que o Pró-Atleta almeja. Com apenas 17 anos, Davi já venceu dois campeonatos mundiais (em 2012 e agora em 2017), além de um campeonato europeu, dois sulamericamos, um sulbrasileiro e foi, por quatro vezes, campeão brasileiro de Jet Ski.

Davi afirma que “o Pró-Atleta é um programa fundamental, não apenas para o desenvolvimento e bom desempenho do do atleta, mas para o desenvolvimento do cidadão de bem”.

Em Arizona, nos EUA, no último dia 08, Davi Prado foi campeão, pela segunda vez, na Categoria Amador Ski Lites que apesar do nome “amador”, reúne e premia os profissionais mais experientes da categoria.

Na mesma ocasião Davi Prado recebeu o troféu Star Júnior por ter sido escolhido, pelos participantes do evento, como modelo de atleta e exemplo para as novas gerações do Jet Ski mundial.

“É esse o exemplo de Atleta que nós queremos encontrar nos futuros representantes do Jet Ski Mundial “, afirmou a organização do campeonato nos EUA, durante a premiação.

O judoca goiano, Gustavo Guimarães, é outro exemplo de atleta apoiado pelo programa e que representa muito bem o Estado e o país. Ele foi campeão do Mundial do Combat Games, na categoria até 81 quilos, em junho, em Nova Déli, na Índia.

O judoca que começou a treinar aos 11 anos, competiu nos Jogos Estudantis de Goiás, promovidos pela Seduce, onde chamou a atenção de olheiros da Seleção Brasileira de Judô. Posteriormente, o judoca foi convidado para representar o Brasil na competição após o bom desempenho na seletiva da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

Hoje com 15 anos, Gustavo se esforça para administrar os treinos, a agenda de competições e os estudos. O seu grande objetivo é representar o País nas próximas Olimpíadas, em Tóquio, no Japão, em 2018.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco