CUIDADOS IMPORTANTES
16 de abril de 2018

Prevenção é a melhor estratégia contra gripe H1N1

Esse ano as doenças virais chegaram mais cedo. A gripe (influenza) H1N1 tem deixado a população goiana apreensiva nos últimos dias. Alguns cuidados simples são necessários e devem ser feitos mais de uma vez ao dia, para prevenção, alerta o Ipasgo.

A forma mais comum de transmissão da gripe é por gotículas de saliva, expelida ao falar, tossir e espirrar. Além do contato direto com secreções de pessoas contaminadas. Nesse caso, o principal veículo transmissor do vírus é a mão, que leva as partículas virais diretamente na boca, olhos e nariz.

A primeira recomendação é evitar locais aglomerados, evitando contato próximo com pessoas e locais pouco ventilados. Outra recomendação é manter sempre as mãos limpas e lavadas, e se possível, usar álcool gel.

Os vírus só sobrevivem dentro da célula de um mamífero. Portanto, se as nossas mãos estiverem em contacto com o vírus da gripe, e se nesse momento tocamos nos olhos ou levamos a mão à boca ou nariz, já estamos contaminados.

Beber muito líquido e manter a mucosa das vias respiratórias hidratadas também é uma forma de prevenção, pois o vírus da gripe entra no organismo através da mucosa das vias respiratórias superiores (nariz, boca, faringe e laringe), que constituem uma barreira de proteção para microrganismos. Mucosas secas facilitam a aderência do vírus e o torna mais resistente.

Os sintomas da H1N1 são bem parecidos com uma gripe comum, porém, mais acentuados. Portanto, se você perceber algum sintoma de gripe procure logo um médico. Um diagnóstico rápido faz toda diferença no tratamento.