PREVENÇÃO ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA
2 de setembro de 2018

Com apoio da prefeitura, Proerd forma turma de 37 alunos em Santa Isabel

O 16º Comando Regional da Polícia Militar, realizou em parceria com a prefeitura de Santa Isabel, na noite de sexta-feira (31), na quadra coberta da escola municipal Fidelis Rodrigues da Silva, a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

O programa, que foi desenvolvido nas duas escolas do município – Fidelis Rodrigues da Silva, em Santa Isabel, e Raimundo Ubaldino de Freitas, no distrito de Cirilândia – trabalhou com 37 alunos do 5º ano.

A prefeitura ofereceu total estrutura para que o programa acontecesse. “Este é um momento de esperança. Nós, gestores, devemos trabalhar a prevenção para que tenhamos um futuro melhor”, destacou a prefeita Cássia Dourado (PSDB).

A secretária de Educação, Alinne Bárbara, explicou que já são mais de 60 alunos formados nas duas edições do Proerd no município. “Estamos muito felizes com o resultado. Essa parceria com a Polícia Militar terá um reflexo positivo nos nossos alunos, que agora sabem o mal que a droga traz à eles e à sociedade de um modo geral”, disse.

PREMIAÇÃO

Como parte das atividades, ao término das aulas os alunos elaboraram uma redação sobre o que aprenderam com o Proerd. Houve premiação aos melhores colocados.

A aluna Maria Clara Tavares de Souza, da escola Raimundo Ubaldino de Freitas, de Cirilândia, foi a grande vencedora, levando como prêmio uma bicicleta.

Os três primeiros de cada escola também foram premiados por suas redações. Na escola Fidelis Rodrigues da Silva se destacaram: Carlos Eduardo Ribeiro Faria (1º), Keures Marques Naves (2º) e Pâmela Dias Barbosa (3º). Na escola Raimundo Ubaldino de Freitas: Raquel Morais da Silva (1º), Eduarda de Oliveira Silva (2º) e Mateus Fernandes Alves (3º).

PARTICIPAÇÃO DOS PAIS

A quadra de esportes ficou lotada para a cerimônia. Os pais dos alunos fizeram questão de prestigiar o momento, o que foi bastante elogiado pelas lideranças do Proerd.

Ao final, os alunos fizeram o juramento Proerd, sob o comando do instrutor, Cabo PM Wagner Paulo da Costa Silva.

PROERD

As aulas aconteceram uma vez por semana ao longo do semestre letivo. O policial Proerd foi acompanhado pelo professor responsável pela turma. O programa consiste em uma ação conjunta entre o policial militar Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade no sentido de prevenir e reduzir o uso de drogas e violência entre estudantes.

“Além disso, ajuda os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem violência. Ajuda também a desenvolverem técnicas para resistir às drogas e à violência”, completa Cabo Wagner.