NORDESTE GOIANO
20 de novembro de 2018

Enel leva energia elétrica para comunidade quilombola

A Enel Distribuição Goiás trabalha para levar energia de qualidade a todos os seus clientes e está com uma missão especial na comunidade Kalunga, que fica nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás. Ao todo serão cerca de 2 mil novas ligações em uma área remota e de difícil acesso localizada no extremo norte do Estado, o que torna o projeto um verdadeiro desafio logístico para os profissionais da companhia e de empresas parceiras. Até dezembro serão aproximadamente 500 novas ligações na região.

O projeto foi desenvolvido com base em um estudo detalhado da região e das necessidades dos moradores, pensando na qualidade de vida da comunidade. Na região, a cobertura de telefonia é limitada e em alguns pontos não é possível chegar de carro. A região é formada por serras e devido à dificuldade de acesso, o local tornou-se refúgio de escravos entre os séculos XVIII e XIX.

Mesmo com o difícil acesso às localidades, que fica a cerca de 500 quilômetros de Goiânia, já foram construídos cerca de 50 quilômetros de redes de média tensão, com a instalação de 938 postes e 24 transformadores, equipamentos necessários para levar energia as comunidades localizadas na região de Cavalcante. Todos os materiais foram transportados por caminhões e carretas específicas para concluir o trabalho.

Devido à dificuldade em levar a rede elétrica convencional para a região, a companhia também está levando energia solar para cerca de 100 famílias, que vivem em áreas praticamente isoladas. A distribuidora está montando painéis com placas fotovoltaicas (painel solar) para atender essas famílias. Além disso, será doado um kit composto por três lâmpadas LED de 8W, que são mais econômicas e duram até 10 vezes mais que as convencionais, e duas tomadas.

A Enel realizará, ainda, a troca de geladeiras para 40 famílias que moram no povoado de Vão das Almas, localizado a cerca de 90 quilômetros de Cavalcante. O local também faz parte de um dos núcleos Kalunga desta região e parte do povoado já recebeu energia elétrica. A conclusão do trabalho está prevista para o primeiro semestre de 2019.

A Enel Distribuição Goiás tem o compromisso de realizar, até 2023, mais de 18 mil novas ligações em áreas rurais, em todo o Estado de Goiás. A ação faz parte do Programa Luz para Todos, do Governo Federal. Desde que assumiu a gestão da distribuidora, em fevereiro de 2017, a Enel Distribuição Goiás já realizou mais de 3 mil ligações, incluindo as 202 ligações na comunidade Kalunga, nos municípios de Cavalcante e Monte Alegre de Goiás.

Luz para Todos

O programa, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, tem como objetivo promover o acesso de famílias residentes em áreas rurais à energia elétrica, por meio de ampliações na rede, implantação de sistemas isolados e realização de ligações novas.

Enel Compartilha Eficiência

A Enel Distribuição Goiás realiza ação, entre os dias 19 e 22 de novembro, para trocar 80 geladeiras para os moradores do município de Cavalcante. Para participar, os clientes podem se cadastrar na segunda (19), terça (20) e quarta-feira (21), das 9h às 17h, na Associação Kalunga de Cavalcante. Desde que iniciou, em novembro passado, o programa de troca eficiente para clientes em situação de vulnerabilidade social já trocou mais de 6.000 geladeiras em todo o Estado. Por meio da iniciativa, eletrodomésticos antigos podem ser trocados por novos com selo de eficiência A do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

O programa de troca eficiente de geladeiras é contínuo e faz parte do projeto Enel Compartilha Eficiência, que tem como objetivo promover o uso consciente de energia por meio de iniciativas que demonstrem a importância da eficiência energética. Uma geladeira nova pode consumir até 70% menos que uma antiga. De acordo com estudo feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a geladeira é responsável por quase um terço de toda a energia consumida em uma residência. Os aparelhos antigos e em mau estado, além de consumirem mais energia que o recomendado, emitem gases que destroem a camada de ozônio, agravando o aquecimento global.

Como participar

Os moradores que quiserem participar do cadastro precisam levar um documento oficial com foto e a última conta de energia paga. No momento do cadastro, o cliente pode trocar até duas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, que têm alto consumo de energia, por outras duas lâmpadas LED, que são mais econômicas. Após o cadastro, os clientes participam de um sorteio para garantir a troca do equipamento. Todo o material retirado dos aparelhos antigos é reciclado, como gás refrigerante, compressores, óleo compressor, isolamento térmico, plásticos, aço, cobre e alumínio.