Cidades

Prefeitura de Barro Alto acolhe idosos e oferece abrigo e dignidade

A prefeitura de Barro Alto, por meio da secretaria de Assistência e Promoção Social oferece acolhimento aos idosos em situação de vulnerabilidade ou exclusão social, além da oportunidade de fortalecimento pessoal, familiar e social, por meio de ações socioeducativas e ocupacionais. Esse acolhimento é feito através do Centro de Convivência do Idoso, que abriga 14 idosos, de 52 a 81 anos.

Além do abrigo são desenvolvidas atividades que visam estimular a socialização, conscientização de cidadania e estimulo à autoestima dos idosos.

UM LAR PARA QUEM NÃO TINHA LAR

Maria Luíza, assistente social e responsável pelo Centro de Convivência do Idoso de Barro Alto, conta que antes de chegar no abrigo os idosos se encontravam em situação de vulnerabilidade. “Não tinham um lar, foram acolhidos em espaços com suítes individuais, respeitando a individualidade de cada um, e receberam atendimento de profissionais que dão todo o suporte de forma gratuita”.

Com recursos próprios, a prefeitura, por meio da secretaria de Assistência e Promoção Social, realiza o atendimento aos idosos de forma totalmente gratuita. “A prefeitura acolheu essas pessoas oferecendo dignidade, já que o envelhecimento saudável exige a adoção de um estilo de vida que inclua alimentação equilibrada, atividade física e mental e, ainda, o convívio social”, explica a primeira-dama Ceila Lucena.

SEIS REFEIÇÕES POR DIA

Os idosos recebem seis refeições por dia, e em alguns casos são necessários cuidados especiais. Nos casos de emergência e necessidade é oferecido transporte. Também é oferecida toda a parte da higienização das roupas e limpeza geral do ambiente.

EQUIPE DA SAÚDE ATENDENDO

Os cuidados com a saúde ficam por conta das técnicas de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, médicos e cuidadoras que vão até o local cuidar dos idosos. As terapeutas ocupacionais desenvolvem toda semana atividades de convivência. “São realizadas comemorações das datas comemorativas e dos aniversariantes do mês. Os idosos também participam das atividades do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS voltadas para os idosos”, afirma.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco