Cidades

Ministério Público realiza operação contra alienação criminosa de áreas públicas em Itaberaí

Foi realizada na manhã de quarta-feira (15), em Goiânia e Itaberaí, operação conjunta da 1ª e 2ª Promotorias de Justiça da comarca de Itaberaí, com a finalidade de desarticular um grupo criminoso, instalado na atual gestão municipal, que agia na alienação irregular de áreas públicas, com a venda, cessão e permuta de áreas verdes e institucionais (reservadas à instalação de praças, parques e aparelhos públicos em favor da população), com o objetivo de satisfazer interesses próprios.

A ação coordenada pelas promotorias contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP e das Polícias Civil e Militar.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão temporária. Foram também bloqueados bens de todos os investigados até o montante de R$ 300 mil.

A Justiça de Itaberaí ainda determinou o sequestro e o arresto de 12 imóveis na cidade, fruto do desmembramento de uma área pública, com 2.961 metros quadrados, ao lado da nova sede da UEG, que foi desviada e apropriada pelos investigados.

Outras leis municipais e imóveis públicos disponibilizados pelo município para particulares, sem a previsão de qualquer finalidade pública, também são alvo da investigação.

Segundo o que foi apurado até agora, integravam o grupo criminoso um engenheiro avaliador, empresários de Itaberaí, um advogado concursado do município e o procurador-geral do município.

Ainda está em apuração a participação no esquema de outros servidores municipais, além de vereadores, tendo em vista que todas as irregularidades e delitos praticados contaram com a edição de leis municipais que lhes davam aparência de legalidade. A investigação está em andamento desenvolvida há aproximadamente um ano e será concluída nos próximos dias.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco