MOÇÃO DE APLAUSO
27 de junho de 2019

Monsenhor José Francisco é homenageado pela Câmara Municipal de Barro Alto

A Câmara Municipal de Barro Alto realizou na noite de quarta-feira (26), sessão solene para a entrega de Moção de Aplauso ao monsenhor José Francisco, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Barro Alto, tanto como pároco local por cinco anos como na Diocese de Uruaçu. A homenagem também se estendeu por sua nomeação episcopal para a Diocese de Ipameri.

A moção, proposta pela vereadora Zenaide Diniz (PTB), foi aprovada pelos demais vereadores da Casa.

O prefeito Luciano Lucena (PSDB), que participou da sessão especial, fez questão de parabenizar o Monsenhor José Francisco pelas conquistas. “Tudo que aconteceu e está acontecendo na sua vida não é por acaso. Faz parte de um propósito de Deus”, disse, emocionado, ao monsenhor.

Autora da propositura, a vereador Zenaide Diniz disse ter gratidão eterna pelo homenageado. “Sou muito grata pelos ensinamentos que tive desde que o senhor chegou a Barro Alto”. O presidente Maurício Assis Neves (PPS), destacou também a importância do trabalho desenvolvido pelo monsenhor na comunidade. “Ninguém chega aonde o senhor chegou por acaso. A gente vê a humildade e o jeito de amar as pessoas que o senhor tem”, disse.

Um grande número de fiéis prestigiou a sessão solene, sendo necessário colocar um telão no lado externo da Câmara, para todos acompanharem.

TRAJETÓRIA

Nascido em 24 de dezembro de 1966, em Barras (PI), José Francisco Rodrigues do Rêgo, cresceu em Brasília, onde fez parte dos estudos. Ingressou no Seminário Menor São José, da Diocese de Uruaçu, em 20 de janeiro de 1984, onde cursou todo o Ensino Médio no Colégio Nossa Senhora Aparecida. Em 1987, seguiu para o Rio de Janeiro, onde continuou seus estudos no Seminário São José, da Arquidiocese de São Sebastião, cursando Filosofia e, posteriormente, Teologia.

A primeira paróquia que assumiu foi a Nossa Senhora da Abadia, em Barro Alto, em 1993. De 2002 a 2008 foi pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Goianésia.

Após exercer importantes funções dentro do ministério, foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo da diocese vacante de Ipameri.