Cidades

Câmara protagoniza audiência pública em defesa da UEG de Goianésia

 

Articulada pelo presidente da Câmara Municipal, Múcio Santana (MDB), foi realizada na noite de segunda-feira (2), audiência pública para defender a permanência da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com seu campus em Goianésia.

O evento, que lotou o plenário Aleixo Luiz Vinhal, da Câmara de Vereadores, contou com a presença dos deputados Antônio Gomide (PT, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da UEG) e Helio de Sousa (PSDB), além dos vereadores Múcio Santana, Cabo Jota Carlos (PP), Marcos Pernambuco (PDT), Temal Carrilho (PSDB) e Divino do Jonas (PHS). Diretores, professores e alunos da UEG também se manifestaram. Destaque para a ausência do prefeito Renato de Castro (MDB), assim como da secretária municipal de Educação, Elisandra Menezes e da coordenadora regional de Educação, Gislene Fonseca.

Está em curso uma proposta de redesenho da UEG, liderada pelo Governo do Estado, que pode reduzir cursos e até fechar alguns campus no interior do Estado. Goianésia está nesse radar.

“Só acontecerá essa ação de não fechamento se tiver uma união da sociedade, dos professores e servidores da UEG, do prefeito e dos vereadores. Essas autoridades são fundamentais para que possa mostra ao governador, que não dá mais para imaginar um retrocesso na educação numa cidade como Goianésia, que tem o seu campus”, disse o deputado Antônio Gomide, durante a audiência.

O presidente da Câmara, Múcio Santana enalteceu a união de todos pela causa da UEG. “Nós enquanto vereadores, temos as nossas limitações, mas estaremos dentro das nossas limitações fazendo de tudo para salvar a UEG. Os vereadores que tiveram presentes, os vereadores que hipotecaram apoio, nós estaremos mobilizando a comunidade, mas o mais importante é que a comunidade saiba a importância de se mobilizar nesse sentido”, destacou.

O deputado estadual Helio de Sousa também disse que a soma de forças é importante na luta. “A UEG é um patrimônio dos goianos e exerce um papel de destaque na sociedade de Goianésia. Vamos lutar até o fim para manter esta conquista”, disse.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco