Cidades

Helio de Sousa reverencia cinco profissionais da medicina e recorda criação de comenda com o nome do médico Nabyh Salum

Em comemoração ao Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro, a Assembleia Legislativa realizou sessão em homenagem a cinco profissionais de destaque na medicina goiana, que receberam a Comenda Nabyh Salum. Por iniciativa do deputado Helio de Sousa (PSDB), o evento teve lugar no Plenário Getulino Artiaga, na noite de segunda-feira (21).

A Comenda foi entregue ao ex-presidente do Sindicato dos Médicos de Goiás, Eduardo Santana; ao presidente da Academia Goiana de Medicina, Joaquim Caetano de Almeida Neto; ao presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Sebastião Euric de Melo Souza. E ainda, ao presidente da Associação dos Hospitais, Sebastião Célio Rodrigues da Cunha, e ao secretário adjunto da Associação Médica de Goiás (AMG), Celmo Celeno Porto.

A comenda, criada pela Alego em 2017 por proposta do próprio deputado Helio de Sousa, que também é médico, tem como objetivo valorizar e reconhecer profissionais de destaque na promoção, proteção, organização da classe e defesa da medicina em Goiás.

De acordo com o propositor da honraria, a comenda leva o nome do médico Nabyh Salum, como forma de reconhecer sua dedicação no exercício e organização da classe médica goiana. Nabyh foi um dos pioneiros da medicina em Goiás e faleceu em 2016.

Discurso do propositor

O deputado Helio de Sousa abriu os discursos da tribuna. Em sua fala, lembrou que no ano de 2016 o Estado perdeu o médico Nabyh Salum, visionário, que marcou a área de saúde em Goiás com sua presença marcante. “Além de ajudar na criação da Unimed, ter sido líder de credibilidade na área de radiologia e ter deixado sua marca mais profunda atuando na liderança da Associação Médica de Goiás”, comentou.

O deputado recordou que, desde a perda dele, foi procurado pelas entidades médicas para fazer uma homenagem a esse pioneiro. “Ao invés de homenageá-lo em um ano, criamos uma comenda que traduz sua importância, e que fique para a posterioridade. Se trata de uma homenagem diferenciada, pois busca, através das entidades médicas, as indicações”, contou o parlamentar.

Por fim, Helio de Sousa destacou essa terceira edição da entrega do prêmio, realizado sempre próximo ao Dia do Médico – 18 de outubro. “Essa homenagem vem ao encontro com o que cada entidade pretende enaltecer. Me sinto agraciado de encontrar colegas e professores nesta noite, que contribuíram para minha formação como médico na Universidade Federal de Goiás”, finalizou.

Agradecimentos

O médico Eduardo Santana foi o escolhido para discursar em nome dos homenageados que receberam a honraria. Ele destacou a responsabilidade de falar sobre o Dia do Médico, uma profissão que, segundo ele, é revestida de importância e responsabilidade social, haja vista que tem o compromisso de proteger, curar quando possível e cuidar sempre da vida humana.

“Somos chamados a refletir também sobre quem cuida do cuidador. Lembrar a importância desse personagem, na vida de cada um de nós. A convivência no dia a dia, não só na profissão. A categoria médica no Brasil sempre procurou escrever uma história de compromisso e responsabilidade”, destacou.

Eduardo levantou, ainda, a possibilidade de uma revolução na profissão, com a recente abertura indiscriminada de escolas de medicina, que atuam com descompromisso com a qualidade das mesmas e do profissional que será ofertado à sociedade.

“No dia 18 de outubro, Dia do Médico, temos que lembrar do compromisso de defender a qualidade do exercício dessa profissão e que, qualquer atitude tomada por quem quer que seja, convirja nesse objetivo. Terá um exército que marchará de cabeça erguida, na defesa da saúde do povo e na qualidade de vida. Não somos apenas profissionais da saúde, mas grandes parceiros da vida”, concluiu.

O médico Celmo Celeno Porto também proferiu discurso e, inicialmente, agradeceu à família dele, “teia de afeto e amor”, além de agradecer a presença de diversos amigos, colegas e alunos que, segundo ele, sempre colaboraram e participaram de sua vida, “ofertando mais do que ele merecia”.

Ainda, Celmo Celeno falou sobre a Associação Médica de Goiás, que nasceu com dificuldade na década de 50, quando líderes e pioneiros tiveram a coragem de criá-la, e que acabou por virar mãe e raiz de tudo que veio depois, sendo, hoje, é uma das mais fortes do Brasil.

O médico falou também de Nabyh Salum, que dá nome a comenda entregue esta noite, e contou ser uma figura multifacetada. “Quando ele teve a visão de fazer a sede própria da Associação foi que ela começou a ficar forte. Ele tinha visão e via o futuro, um idealista, que não só sonhava, mas buscava realizar, um homem pé no chão”, contou.

Para o médico, a medicina brasileira passa por um momento de disrupção e, por isso, tivemos a coragem de confrontar com uma decisão do Conselho Federal de Medicina, quando ele quis transformar a consulta médica em telemedicina, transformando o mais básico dos nossos atos em comércio. Lutamos contra e essa medida e ela foi derrubada”, concluiu.

Mesa da solenidade

Compuseram a mesa diretiva, além do deputado que presidiu a sessão: o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado, Leonardo Mariano Reis; o presidente da Associação Médica de Goiás, José Umberto Vaz; o presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás, Haikal Yasper Helou; o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás, Franscine Leão Rodrigues; o presidente da Associação dos Médicos, Servidores Públicos do Estado, Newton Brener. E também, o representante da Academia Goiana de Medicina, José Abel Ximenes; o tesoureiro-geral da Associação dos Hospitais do Estado, Fernando Antônio Honorato, além dos homenageados citados.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco