Cidades

Pediatra alerta como prevenir acidentes com crianças

O período de férias chegou. Dias marcados pelo sol, calor intenso e muitas horas de brincadeiras com a criançada dentro de casa. Com isso, é preciso que os cuidados com as crianças sejam redobrados para que os momentos de diversão não causem acidentes.

A pediatra do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), Stephânia Laudares, explica que o período dos meses de férias escolares – janeiro, julho e dezembro – é quando mais acontecem acidentes domésticos, devido à exposição prolongada aos riscos.

Conforme dados de 2018 do Serviço de Arquivo Médico e Estatística do HMI, as queixas campeãs em atendimento no pronto-socorro da unidade em períodos de férias são tombos, quedas de bicicleta e ingestão de bolas de gude. Segundo Stephânia, acidentes automobilísticos com crianças fora do bebê conforto, queimaduras, ingestão de substâncias químicas e medicamentos tóxicos também são muito comuns nesse período.

“Como as crianças não estão frequentando um turno escolar, onde fazem muitas atividades e gastam energia, elas acabam ficando entediadas e vão procurar o que fazer. É nessa hora que encontram alguma situação irregular na própria casa, como móveis inadequados, produtos de limpeza ao alcance, materiais perfurantes e cortantes que não estão adequadamente guardados”, alerta a pediatra.

Os acidentes são a principal causa de morte de garotas e garotos com idade entre um e 14 anos no Brasil, segundo a ONG Criança Segura. Todos os anos, cerca de 3,6 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 111 mil são hospitalizadas devido a essas causas no país. Ainda de acordo com levantamento da ONG, os acidentes que mais causaram óbitos infantis em 2017, no que se refere ao âmbito das atividades das crianças em lazer são respectivamente, afogamento, sufocação, queimaduras e quedas.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco