Cidades

Novo decreto do Governo flexibiliza o funcionamento de setores do comércio

O Governo de Goiás publicou na noite de domingo (19) um novo decreto sobre as medidas tomadas para evitar a disseminação do coronavírus. O documento vale pelos próximos cinco meses. Flexibiliza algumas atividades e mantém a suspensão de outras.

Está permitido, por exemplo, o funcionamento de igrejas, comércio para entrega, salões de beleza e indústrias, mas todos terão que seguir uma série de obrigações como distância mínima entre as pessoas, higienização mais intensa do local e medias para evitar aglomerações, como revezamento no horário de trabalho dos funcionários e a oferta do serviço de entrega e drive-thru para os clientes.

Supermercados, padarias, farmácias e lojas de produtos agropecuários continuam funcionando normalmente, seguindo as normas sanitárias, claro.

Concessionárias de automóveis e motocicletas, autopeças, motopeças, oficinas mecânicas e borracharias também voltam a funcionar, assim como salões de beleza e barbearias (com redução de 50% de sua capacidade), construção civil, mineração.

A maior novidade é que será proibida a entrada de pessoas sem máscaras nos estabelecimentos. Todo comércio terá que disponibilizar o uso de álcool em gel 70%, intensificar a higienização dos locais tocados pelos frequentadores, como maçanetas, garantir o distanciamento de 2 metros entre as pessoas – ou um metro quando usados os EPIs.

Seguem suspensos todos os eventos públicos ou privados, inclusive aglomeração em praças, uso de piscinas e quadras esportivas, atividades de clubes e parques aquáticos e visitação a presídios.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco