EM GOIÁS
24 de abril de 2020

40% das famílias ainda não foram retirar o auxílio alimentação para estudantes de baixa renda

Quinze dias após o anúncio da liberação dos recursos que estão garantindo a alimentação dos estudantes da rede pública estadual, durante o período de suspensão das aulas presenciais, apenas 59% das 70.237 famílias beneficiadas foram até a Caixa econômica Federal (CEF) para sacar o dinheiro.

Isso representa 41.439 famílias alcançadas, mas ainda faltam 28.798 famílias para receber o auxílio. Por isso, o Governo de Goiás e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) estão convocando as famílias dos alunos para que procurem, o mais rápido possível, as agências da CEF para retirar o dinheiro.

Os recursos começaram a ser liberados no dia 8 de abril. O programa Auxílio Alimentação foi criado pelo governador Ronaldo Caiado, com o apoio da secretária Fátima Gavioli, para atender de forma emergencial os estudantes da rede pública estadual em situação de vulnerabilidade social. Esses alunos ficaram impedidos de frequentar as aulas a partir do dia 20 de março, por medida de prevenção ao Coronavírus.

Critérios de seleção
Para receber o benefício é necessário atender três critérios básicos: estar matriculado na rede estadual de ensino, ter frequência comprovada e ser cadastrado no programa Bolsa Família. “Quando fizemos o levantamento, dentro desse perfil, identificamos 90.618 estudantes”, comenta Patrícia Morais Coutinho, superintendente de Organização e Atendimento Educacional da Seduc Goiás.

Segundo ela, o benefício assistencial do Governo de Goiás contempla 70.237 famílias em todo o Estado. Patrícia Coutinho afirma que o dinheiro pode ser sacado por meio do Cartão Cidadão ou dos cartões dos programas Renda Cidadã e Bolsa Família. O saque também pode ser feito na boca do caixa, apresentando a carteira de identidade e CPF.