Cidades

Em novo de decreto, prefeito autoriza funcionamento de igrejas e academias em Goianésia

Uma semana após liberar o funcionamento da maior parte do comércio de Goianésia, o prefeito Renato de Castro (MDB) divulgou decreto que autoriza funcionamento de igrejas e academias na cidade. O documento foi assinado na quinta-feira (30) e divulgado à imprensa na sexta-feira (1º).

Pelo decreto, as igrejas têm permissão para realizar cultos e missas por até quatro dias na semana – de quinta a domingo -, sendo no máximo uma vez por dia.

As recomendações são: disponibilizar álcool 70% para higienização das mãos; só entrar pessoas com máscaras; proibir entrada de pessoas do grupo de risco, como idosos e portadores de doenças respiratórias; distanciamento de 2 metros entre cada fiel, desinfecção dos assentos e lotação com uma pessoa por cada 20 metros quadrados.

Já para as academias as recomendações são praticamente as mesmas, com os cuidados de evitar exercícios coletivos, toques e desinfecção dos aparelhos.

Não foi estipulado nenhum tipo de multa para quem desobedecer a aspectos do decreto ou como será feita a fiscalização. Estima-se que Goianésia possui mais de cem estabelecimentos religiosos.

No decreto do governador, Goianésia, por ter apresentado número alto de casos de Covid-19, poderia realizar apenas uma reunião religiosa por semana. O governador Ronaldo Caiado, no entanto, deixou muitas decisões a cargo dos prefeitos.

Goianésia registrou três mortes e 28 casos confirmados de Covid-19. Destes, três continuam infectados.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco