Cidades

Por Covid-19, morre médico que atendia na UPA e no Hospital Municipal de Goianésia

Morreu na manhã desta terça-feira (19), em Goiânia, o médico José Ronaldo Menezes. Seu diagnóstico? Covid-19, a doença que ele estava ajudando a combater na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Goianésia. Por ter domicílio em Goiânia, o óbito, a fins estatísticos, será contabilizado para a capital. Em Goianésia, desde o início da pandemia , três pessoas morreram, ceifados pela doença, causada pelo novo coronavírus.

O urologista e cirurgião-geral, de 60 anos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), lutando pela vida, desde a semana passada. Uma parada cardiorrespiratória colocou fim à sua vida, interrompendo uma trajetória brilhante na medicina, especialmente em cidades do Vale do São Patrício e Norte Goiano.

José Ronaldo gostava tanto de servir sua comunidade que chegou a ser candidato a prefeito de Niquelândia por três ocasiões e a deputado estadual, não obtendo êxito.

Seu chamado verdadeiro era a medicina. Em Goianésia, além da UPA, dava plantões também no Hospital Municipal Irmã Fanny Duran. Seu último plantão na cidade aconteceu no dia 6 de maio. Na UPA dava plantões como clínico-geral. No Hospital Municipal, como cirurgião e urologista.

A secretaria de Saúde divulgou nota de pesar. “O Dr. José Ronaldo desempenhou um excelente trabalho na rede pública de saúde de Goianésia, servindo com muita dedicação e comprometimento no Hospital Municipal Irmã Fanny Duran e na UPA Walter Augusto Fernandes. Neste momento, prestamos nossas condolências a seus amigos e familiares”, diz o texto, assinado pelo titular da pasta, Hisham Hamida.

Com o início da pandemia, decidiu que não deixaria o campo de batalha. Morreu como um dos valentes soldados de farda branca, que estão na linha de frente em todo o mundo, ajudando a salvar vidas.

 

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco