Cultura

Aluna de Nova Roma tem redação exibida pela Unesco

 

A Fundação Dhillon Marty, parceira da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), apresentou, na última semana, as produções textuais finalistas do concurso Phrase of the year 2017. O trabalho da estudante da rede pública estadual de ensino de Goiás, Sayonara Pereira da Silva, intitulado “Focar no Hoje para Mudar o Amanhã”, foi um dos mencionados.

Sayonara cursa o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, localizado no município de Nova Roma. Ela competiu com jovens de 18 países, que se inscreveram no concurso. O objetivo foi produzir um texto ensaio e um vídeo de até dois minutos de duração refletindo sobre alguma preocupação relevante no contexto do mundo global atual.

A vencedora do concurso foi uma estudante da Universidade de Manchester, Reino Unido, que criou uma campanha humanitária nas redes sociais com a frase #shareyourhumanity.

Crise hídrica
O trabalho de Sayonara focou no problema da crise hídrica, que vem afetando significativamente a região onde ela mora.

“Em muitos rios, onde anos atrás existia muita água, não se vê, atualmente, mais nenhuma gota, e a tendência é que isso venha a acontecer em vários outros rios, incluindo os de grande porte, como o Rio Paranã, cujo nível de água vem baixando a cada ano que passa. Na cidade onde moro, há muitos rios que secaram. Um deles passa no fundo da minha casa. É assustador pensar que um dia já quase me afoguei nesse rio e hoje não consigo nem molhar as pontas dos pés”, escreveu a estudante em seu texto ensaio apresentado para a competição.

Olimpíada de Humanidades
A participação de estudantes de escolas estaduais no concurso Phrase of the year 2017 foi uma das ações de desdobramento do projeto Olimpíada de Humanidades, desenvolvida ao longo do primeiro semestre junto às unidades escolares de ensino médio integrantes da Área de Proteção Ambiental Pouso Alto. Além de Nova Roma, a área contempla também outros cinco municípios do nordeste goiano, em região conhecida como Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e São João D’Aliança.

Seis jovens goianos representaram Goiás na Conferência Mundial de Humanidades, realizada em agosto, na cidade de Liège, na Bélgica.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco