BOA INICIATIVA
5 de novembro de 2018

Escola Agrícola de Formosa dá exemplo de Cidadania

Localizada na zona rural de Formosa, a 17 quilômetros do centro da cidade, a Escola Agrícola Lucila Saad Batista levou os alunos às avenidas comerciais do município para investigar o comportamento do consumidor na prática de “exigir a nota fiscal”, como parte de um projeto de cidadania. A escola é uma das nove instituições em Goiás que concorrem ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal deste ano. E escolheu envolver a população no projeto.

A Escola Agrícola tem cerca de 400 alunos, do 1º ao 9º ano. Além da grade curricular normal, aplica disciplinas que aproximam os alunos da comunidade, voltadas à realidade rural, como práticas agrícolas, zootécnicas e práticas comerciais. “Esse projeto de educação fiscal foi uma oportunidade de desenvolver um trabalho significativo para a comunidade, especialmente na disciplina de práticas comerciais”, disse o coordenador do projeto, professor Romualdo Rossi.

O professor conta que na etapa atual do projeto cada aluno ficou responsável por entrevistar 10 pessoas nas avenidas comerciais da cidade. “Os resultados serão apurados em sala de aula e a próxima abordagem será qualitativa onde os consumidores serão esclarecidos sobre o destino dos recursos provenientes dos impostos e os prejuízos sociais da sonegação”, explicou.

Antes disso, na primeira fase, os alunos aprenderam os conceitos, e montaram na escola os “cantinhos da educação fiscal”. Nesses espaços foram aplicados temas como tributos, relação com as verbas públicas, lei do ICMS ecológico, instituições tributárias, papel do Ministério da Fazenda.

De acordo com o professor, para etapa final está previsto o retorno dos alunos à mesma avenida comercial para falar com as pessoas sobre a relação dos tributos com os recursos públicos, o lema será “obrigada por financiar a minha escola”. Nessa etapa também será realizada uma campanha para conscientização sobre o cadastro na Nota Fiscal Goiana. “Pretendemos montar um stand informatizado na praça central da cidade para cadastros de pessoas física na Nota Fiscal Goiana”, revelou.

O projeto de educação fiscal da escola Agrícola conta com apoio de vários parceiros. Primeiramente, o professor de informática, Romualdo Rossi, que lidera o projeto, já é disseminador da educação fiscal desde 2013, quando participou de curso da Escola de Administração Fazendária (Esaf). A coordenação da escola e outros professores também estão envolvidos nas atividades. Além disso, tem o apoio da Secretária Municipal de Educação de Formosa, da UEG, e do Núcleo de Educação Fiscal e Tributária, da Secretaria da Fazenda (Sefaz). “Queremos ganhar esse prêmio, mas sobretudo mostrar como é importante a prática fiscal cidadã”, enfatizou Romualdo.