FÓRUM REGIONAL COM CICLO DE PALESTRAS
27 de novembro de 2018

Profissionais da saúde de Santa Isabel recebem treinamento de práticas integrativas e complementares

Santa Isabel foi palco, de 19 a 21 de novembro, do Fórum Regional de Práticas Integrativas e Complementares. O evento, que foi realizado pela prefeitura, em parceria com o Ministério da Saúde e a KM Consultoria, teve palestras, oficinas e treinamentos sobre as práticas integrativas e complementares, que são recursos médicos e terapêuticos que buscam a prevenção da saúde por meio do equilíbrio entre corpo e mente, além da integração do indivíduo com o meio ambiente.

O evento, que teve o envolvimento de toda a estrutura da secretaria municipal de Saúde, foi sediado no Salão Paroquial da Igreja Católica. “Quero agradecer a toda a nossa equipe, que se empenhou para esse evento acontecer. Na verdade, essas práticas vêm acontecendo durante todo o ano, com diversas etapas. O fórum é o fechamento do programa”, explica a prefeita Cássia Dourado.

O fórum envolveu profissionais da saúde e promoção social de outras cidades e o desfile da fanfarra municipal na abertura (após muito tempo desativada). Houve ainda exposição de produtos naturais, organizados por servidores da saúde, educação e promoção social.

A presidente da Câmara, Artêmia Leão, também participou da abertura e acompanhou o desenrolar dos trabalhos. “Como farmacêutica, sou apaixonada por remédios naturais, por prevenção e cuidados alternativos”, destacou.

Palestras de alto nível

Entre os palestrantes estavam verdadeiras autoridades na medicina preventiva e nos modos de vida que incluem bem estar: Maria Rúbia (diretora do Centro de Referência em Medicina Integrativa da Secretaria Estadual de Saúde); Pedro Ivo Tahan (graduado em medicina tradicional chinesa e acupuntura pelo Instituto Superior de Medicinas Tradicionais de Barcelona e coordenador do curso de Acupuntura da Unipaz-Goiás); Ahira Muramatsu (coordenador do Centro Maramatsu de Terapia Oriental e representante da Associação Gendai-Reiki-Ho no Brasil); Laura Jaime (coordenadora do curso de formação de Yoga da Unipaz Goiás e doutora em geografia pela UFG).

O objetivo, de acordo com a prefeita Cássia Dourado é possibilitar aos profissionais da saúde do município ter acessos a técnicas complementares para aperfeiçoar o atendimento de excelência que já é oferecido na rede pública. “Estamos unindo o tradicional, que já desenvolvemos com o novo, com o alternativo, a medicina ocidental com a oriental, para chegarmos a resultados melhores”, finaliza a prefeita.