Esporte

Goianos participam dos Jogos Escolares da Juventude

Foi dada a largada para os Jogos Escolares da Juventude Curitiba 2017. A maior competição escolar do Brasil e celeiro de talentos para o esporte nacional inicia mais uma edição para jovens atletas de 12 a 14 anos. A cerimônia de abertura foi realizada na noite de terça-feira (12), no Ginásio do Círculo Militar, em Curitiba (PR). As competições começam nesta quarta-feira, 13, e seguem até o dia 21.

A cerimônia de abertura emocionou os atletas e o público e contou com apresentações de dança da Companhia de Ginástica Rítmica, Circo e Dança Get Flex e com o desfile dos atletas representando 475 cidades brasileiras. O encerramento do evento foi marcado pelo acendimento da pira dos Jogos Escolares pelo multimedalhista olímpico de vôlei de praia, Emanuel Rego.

A competição tem a participação de 4.043 alunos que disputarão nove modalidades esportivas individuais: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Ginástica rítmica, Luta olímpica, Natação, Tênis de mesa e Xadrez e quatro modalidades coletivas: Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei.

O Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992 no Judô, Rogério Sampaio falou sobre a importância da união do esporte com a educação. “O esporte tem a capacidade de mudar o destino das pessoas e, aliado a educação, cria oportunidades de sucesso. Em 1984, em Brasília, eu disputei a minha primeira competição estudantil e oito anos depois eu tive a honra de ser campeão olímpico”, afirmou ao anunciar estar comemorando 50 anos de vida.

Consolidação

Detectar talentos para o alto rendimento do esporte brasileiro é apenas um dos objetivos dos Jogos Escolares. “Desde que assumimos este projeto em 2005, os Jogos cresceram de forma consistente. Hoje o evento está consolidado como referência internacional e possui a missão principal de inserir socialmente os jovens por meio do esporte”, afirmou o diretor geral dos Jogos Escolares e gerente geral de juventude do COB, Edgar Hubner.

Vários campeões olímpicos já passaram por essa competição: Sarah Menezes e Mayra Aguiar (Judô), Raul Togni Neto e Raulzinho (hoje na NBA), Rosamaria Montibeller e Drussyla, (Vôlei), Ana Cláudia Lemos, Rosângela Santos, Geisa Arcanjo e Darlan Romani, (Atletismo), Samira Rocha (Handebol), Hugo Calderano (Tênis de mesa), e até uma medalhista em Jogos Paralímpicos, Bruna Alexandre (Tênis de mesa).

O Superintendente de Desporto Educacional da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) afirmou que o trabalho da Seduce se solidifica a cada ano com a participação de mais escolas e municípios de todo o Estado. “Com apoio irrestrito da secretária Raquel Teixeira nosso projeto esportivo escolar abre oportunidades para os jovens de todos os locais e escolas de Goiás competirem em um grande evento que além de desportivo é inclusivo e pedagógico”.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.

Também participaram da solenidade o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; a secretária de Educação de Curitiba, Maria da Silva Bacila; e os chefes das delegações de todos os Estados Brasileiros.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco