PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL POR GOIANÉSIA
21 de abril de 2018

Pedro Gonçalves destaca trabalho em prol da Educação

O advogado Pedro Gonçalves (Solidariedade), se desincompatibilizou do cargo de secretário municipal do Escritório de Projetos da prefeitura de Goianésia, visando um voo maior: colocar seu nome à disposição do grupo liderado pelo MDB na busca por uma cadeira na Assembleia Legislativa.

De forma exclusiva, ao Portal Goiás Total, o pré-candidato se declarou um entusiasta da Educação e afirmou que trabalhou em diversas iniciativas – como assessor especial do Congresso Nacional e como secretário de Projetos de Goianésia – que resultaram em benefícios para a área, especialmente na estruturação.

CURSO DE ODONTOLOGIA

O ex-secretário cita inicialmente a participação que teve na autorização que o MEC concedeu ao curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia. Presente à aula inaugural na terça-feira (17), ele demonstrou sua satisfação. “Fico feliz, como cidadão, por Goianésia receber esse benefício. Mais feliz ainda por ter tido uma participação. O diretor José Mateus nos pediu para intervir junto ao gabinete do deputado federal Daniel Vilela (MDB). Fiz isso. O deputado, por sua vez, foi ao MEC e pediu celeridade na publicação da portaria autorizando a abertura imediata do curso”, disse.

CURSO DE MEDICINA

“Auxiliei o então prefeito Jalles Fontoura (PSDB) em seu trabalho para atrair a faculdade de Medicina para Goianésia”, garante Pedro, explicando que, na época, fez gestão junto ao deputado federal Daniel Vilela (MDB), que solicitou ao MEC a diminuição do quantitativo mínimo de população, de 70 mil para 50 mil habitantes, para que uma cidade pudesse receber uma faculdade de Medicina. “O MEC acatou a sugestão. A UniRV só se instalou em Goianésia após a adoção dessa medida”.

Pedro garante que também foi incumbido pelo prefeito a procurar – pouco depois da eleição de 2018 – a direção da UniRV, para as tratativas sobre o apoio do município à permanência do curso de medicina em Goianésia.

UFG

“Uma das minhas metas é lutar pela atração de um campus avançado da UFG”, projeta Pedro. “Estou em constante contato com o reitor Edward Madureira, buscando consolidar mais esse sonho para a nossa cidade”.

Já há, de acordo com Pedro Gonçalves, a promessa de doação de terras para construção do campus por parte de alguns proprietários de terrenos, caso a ideia se consolide.

O advogado explica que também auxiliou, desde o início, o deputado federal Daniel Vilela em seu esforço para a criação de duas novas universidades federais em Goiás: a UFCat (Universidade Federal de Catalão) e a UFJ (Universidade Federal de Jataí).

UEG

“Penso que podemos lutar para que a UEG ofereça cursos mais voltados às necessidades do nosso povo, como Direito, Administração, Engenharia e cursos de ciências agrárias como Zootecnia, Veterinária e Agronomia”, destaca.

EDUCAÇÃO BÁSICA

“Como secretário, elaborei projeto e captei recursos para a instalação de placas fotovoltaicas (painéis solares) na Escola Municipal Lauro da Penha. A ideia é estender o benefício a todas as demais escolas, é moderno e tem baixo custo”, informa o ex-secretário de Projetos.

Pedro enumera ainda que auxiliou o prefeito Renato de Castro (MDB) em diversos projetos de reformas das escolas municipais, empenhou-se na licitação do novo CMEI do bairro Negrinho Carrilho. “Determinamos também a elaboração do projeto de construção da escola municipal do Residencial dos Ipês, justa reivindicação daquela comunidade. Estamos nos empenhando para viabilizar os recursos aptos a garantir sua construção”, finaliza.