Notícias

Câmara homenageia Maria Célia, a primeira-dama mais atuante da história de Goianésia

Há pessoas que nasceram para ajudar as outras pessoas e não atrair para si os holofotes. São mais daquela linha “o que uma mão faz a outra não vê”.

Maria Célia Gomes Sousa, esposa do deputado estadual Helio de Sousa (PSDB) faz parte desse time. Os sete mandatos conquistados e exercidos por ele (cinco de deputado estadual e dois de prefeito) não teriam sido possíveis se não tivesse do lado a companheira que tem.

PRIMEIRA-DAMA ATUANTE

Considerada a primeira-dama que mais atuou pelo social na história de Goianésia, Maria Célia comandou a secretaria de Promoção Social por quase 8 anos, em duas oportunidades: de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000, nas duas vezes que seu marido – que ela chama carinhosamente de Helinho – foi prefeito do município.

Com seu jeito simples e discreto, Maria Célia trabalhou muito por Goianésia. Criou diversos programas sociais que contemplavam crianças carentes, idosos, gestantes, entre outros.

LEGADO

Na área de cursos profissionalizantes – ou primeiro emprego -, Maria Célia deixou um grande legado, com projetos como da marcenaria, horta municipal, datilografia, corte e costura, confecção de enxovais para crianças, panificadora pública. Desenvolveu ainda um trabalho voltado à área da saúde oftalmológica, com consultas, exames e distribuição de óculos. Centenas de crianças, jovens e idosos eram atendidos, de perto por ela.

“Tenho orgulho de dizer que tudo que fiz foi com muito carinho e zelo”, disse Maria Célia. “Atualmente, desenvolvo um trabalho social voluntário, como companheira que sou de um deputado de 5 mandatos e que faz muito pelo próximo”.

HISTÓRIA DE AMOR

Nascida em 2 de março de 1952, em Buriti Alegre, no Sul Goiano, Maria Célia é professora de profissão.

Em 1974 casou-se com o então médico Helio Antônio de Sousa, união que completa este ano 44 anos. O casal tem três filhos: Macelio, Danielle e Helio Júnior.

Com seu jeito atento e companheiro, Maria Célia sempre desempenhou papel central na vida do hoje deputado Helio de Sousa.

“Além de ser o grande amor da minha vida, Maria Célia tem grandes qualidades humanas. É uma pessoa que tem paixão em ajudar o próximo e tem sido decisiva dentro da minha carreira política, com compreensão, solidariedade e enorme contribuição às nossas causas sociais”, ressalta o marido, que sempre faz questão de declarar seu amor a ela nos eventos públicos.

HOMENAGEM

Graças aos seus muitos serviços prestados no campo social em Goianésia, a Câmara de Vereadores concederá a Maria Célia na noite de quinta-feira (21), a mais alta honraria do município: a Comenda Medalha do Fundador. Além dela, receberão a outorga os pioneiros Dikson Martins e Oscar Rodolfo. A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, Temal Carrilho (PSDB), em nome de todo o Poder Legislativo.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco