JULIANA MARINHO
16 de fevereiro de 2019

Uma enfermeira que faz a diferença na vida das pessoas de Santa Isabel

Quando o trabalho é feito com amor os resultados aparecem. A enfermeira Juliana Marinho, coordenadora da Atenção Básica de Saúde de Santa Isabel segue a risca esse protocolo, dedicando todo o seu tempo e conhecimento para ajudar a melhorar a vida das pessoas de sua cidade.

Apesar da pouca idade – 23 anos apenas, Juliana tem sob seus ombros grandes responsabilidades. E tem conseguido honrar a confiança que a prefeita Cássia Dourado lhe confiou e ido além: ganhou a confiança dos colegas e, principalmente, dos pacientes que procuram auxílio no Posto de Saúde de Santa Isabel.

ATENÇÃO E CARINHO COM OS PACIENTES

“Aqui a primeira coisa que fazemos é o acolhimento, ouvimos a pessoa contar suas necessidades. Atenção e carinho são as primeiras coisas que oferecemos”, disse a enfermeira.

Além do jeito atencioso, Juliana Marinho tem muita habilidade em organização, tanto que quando assumiu a coordenação da unidade, precisou mudar muita coisa, que não estava funcionando adequadamente. “É um trabalho de equipe, de muitas mãos e tudo sob a coordenação da nossa prefeita, que acompanha de perto cada aspecto da saúde”, garante Juliana.

EFICIÊNCIA ACIMA DE TUDO

Juliana conta que, em média, 400 pessoas são atendidas por mês na unidade. “O atendimento hoje é muito bom aqui, a gente acolhe mesmo. A gente faz de tudo para não deixar o paciente sair daqui sem nenhuma resposta, nenhum atendimento. Nem que seja um encaminhamento, ele sai daqui encaminhado ou tratado”, garante.

“Quando o paciente precisa fazer uma pequena cirurgia a gente encaminha para Ceres, dependendo do caso, se for mais grave, marcamos na secretaria de saúde, e é encaminhado de Ceres para Goiânia”, completa.

AMOR AO OFÍCIO DE ENFERMEIRA

Formada pela FACERES, em Ceres, Juliana está sempre se atualizando, fazendo cursos, participando de seminários, congressos e pesquisando formas de aperfeiçoar seu trabalho como enfermeira. Atualmente está concluindo pós-graduação em Urgência e Emergência e UTI.

Juliana não fica apenas com a responsabilidade de gerir o posto de saúde e coordenar os trabalhos. Coloca a mão na massa e exerce, com amor, seu ofício de enfermeira.

Está o tempo todo fazendo acompanhamento de pacientes, atendendo, aplicando injeções, ajudando pessoas. “Além disso, cuidamos muito da saúde preventiva, com palestras em escolas, visitas a residências e orientações diversas, tudo é feito com muito amor e alegria”, finaliza.