UMA VERDADEIRA AULA DE PATRIOTISMO
15 de setembro de 2019

Jesúpolis realiza um dos maiores e mais belos desfiles cívicos de Goiás

A pacata cidade de Jesúpolis mostrou que é muito grande quando o assunto é a valorização das tradições, da cultura e do civismo.

No fim da tarde e início da noite de sábado (14), mais de 800 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, do município e de cidades vizinhas como São Francisco, Jaraguá e Anápolis marcharam pelas ruas do Centro, no 6º Desfile Cívico e Cultural de Jesúpolis, uma celebração à pátria no mês que se comemora a independência do Brasil.

Organizado pela prefeitura, através da secretaria de Educação e Cultura, o evento mobilizou quase todos os 2.500 moradores. Centenas deles estavam nas ruas desfilando, dezenas trabalharam na organização e outras centenas foram às ruas, prestigiar a parada patriótica.

Foi um show de beleza, saindo da Escola Municipal Menino Jesus, descendo até a Praça Bom Jesus – onde estava o palanque das autoridades – e encerrando na Praça do Ipê. As pessoas saíam de suas casas para aplaudir o desfile, que anunciavam os temas mais diversos como a natureza, os valores éticos e, principalmente, o amor à pátria.

O prefeito Wygnerley Morais (PHS) celebrou o momento, emocionado. “Agradeço, de coração, a todos os envolvidos: equipe da Educação, servidores de outros setores da prefeitura, alunos, ao pessoal das cidades vizinhas, que veio prestigiar, foi uma festa de todos”, destacou.

“É muito bonito ver que nossa cidade preserva seus valores morais e cívicos, que todos se envolvem com muito amor à nossa terra e às suas tradições, que dão um exemplo de patriotismo e paixão pela cultura”, disse o prefeito, que acompanhou o desfile ao lado da primeira-dama Rosimeire Patrícia, do vice-prefeito Gleciano Luz, do secretário de Educação e Cultura, Brenno Harley e demais secretários, dos fundadores do município, Simeão Urbano Dias e Maria Lúcia, de vereadores e do prefeito de São Francisco, Wilmar Ferreira.

Ao todo 25 pelotões desfilaram, sendo eles: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Estandarte SEMEC, Comissão de Frente, Fanfarra Francisco Fernandes Filho, Escola Menino Jesus, CEPI Gomes de Souza Ramos, CMEI Municipal, Biblioteca Municipal, CEPI Padre Trindade, Secretaria de Esporte, Secretaria de Limpeza Urbana, Conselho Tutelar, CEJLA, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Tiro de Guerra do Exército, Colégio Militar de Jaraguá, GPA (Grupo de Proteção Ambiental), Fanfarra Colégio Antônio Ferreira Rios, Jornal Sol Nascente, Terço dos Homens, Segue-me e Cavalgada da Paz.

A jovem Kalita dos Reis Teixeira viveu uma emoção diferente no desfile. Sempre desfilou como aluna, agora marchou pelas ruas como professora – do Colégio Estadual Cândido Dias -, como porta-bandeira do Brasil. “É muito gratificante para mim. Após desfilar tantos anos como aluna, agora vivo nova emoção como professora. É muito bom morar nesta cidade e ajudar a representar nossa tradição”, disse a educadora.

Já no início da noite, num palco montado no Praça do Ipê, a multidão cantou os hinos nacional, da Bandeira, de Goiás e de Jesúpolis. O prefeito Wygnerley e o secretário de Educação Brenno fizeram questão de agradecer a todos que proporcionaram um dos momentos mais belos do ano não apenas em Jesúpolis, como em toda a região.