Notícias

SBB e Igreja Assembleia de Deus firmam parceria com todas as escolas da rede municipal e três estaduais

A Escola Municipal Evangélica Monte Moriá é, segundo o Ideb, a melhor escola de ensino fundamental I do Estado. Dentre todas as unidades dos 246 municípios, ela obteve o melhor desempenho. Isso não acontece por acaso. Um dos motivos do sucesso é a participação da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Goianésia – na gestão e nos valores que são trabalhados junto aos alunos e pais.

“Há o profissionalismo da gestão da escola, das nossas educadoras, que fazem com muito carinho e muito profissionalismo, mas tem também a questão dos valores que são trabalhados”, admite o pastor Wanderley do Carmo, presidente da Igreja no município. “Aí entra a participação da igreja com essa influência, tanto é que a gestão é sempre indicada pela igreja por isso, porque a gente não abre mão desses valores, valores de educação familiar e de cidadania”.

A diretora da escola Monte Moriá, Nadir Alves de Moura, faz coro ao pastor. “A igreja faz uma excelente cobertura espiritual, apoia nos projetos pedagógicos, desempenha uma importante parceria na manutenção predial e estrutura física e em comum acordo, dialogamos o calendário, de forma que ambos os lados são beneficiados”, disse.

PARCERIA COM MAIS ESCOLAS

O que é bom ficará melhor: os valores e a qualidade na educação aplicados na escola Monte Moriá será levada a outras escolas de Goianésia a partir do ano que vem. Graças a uma parceria firmada entre a Igreja Assembleia de Deus e a Sociedade Bíblica do Brasil haverá um projeto-piloto em três escolas da rede estadual: Luiz Gonzaga Sobrinho, Padre Astério Pascoal e Pedro Mendonça e em todas as unidades da rede municipal. Tudo sem qualquer custo para as secretarias de Educação, tanto do Estado como do município.

Funcionará assim: por meio da parceria será doado todo o material pedagógico a ser utilizado nessas escolas. “Deixo claro que não é um material de evangelização. Será usado o material bíblico como literatura, como fonte de linguagem. Conseguimos os kits junto à Sociedade Bíblica do Brasil. Ao mesmo que será trabalhada a didática normal serão repassados valores cívicos, de cidadania, valores cristãos”, explica o pastor.

Não haverá qualquer contrapartida financeira por parte do Estado ou do município. “Nosso objetivo é abençoar a sociedade, em todos os aspectos, espiritual e socialmente. Então espiritualmente a gente prega a palavra de Deus, prega a salvação, ora pelas pessoas, abençoa. E também, na medida do possível, a gente estende a mão para abençoar melhorando o nível de educação, tanto de escolarização quanto de educação moral, de civismo, cultural, proporcionar uma boa convivência familiar”, completa o pastor.

EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO

“Na igreja exerço meu pastorado de uma forma didática. Sempre que eu vou tomar uma medida, eu tomo cuidado de justificar. Essa minha forma didática de ser eu tento imprimir na própria igreja, despertando uma cultura de leitura não só da Bíblia mas também de livros extra bíblicos, evangélicos e não evangélicos”, resume o pastor a sua filosofia de trabalho.

Esses incentivos têm dado frutos. “Trouxemos pra cá um módulo de cursos de Teologia avançada, do médio ao avançado”. Isso tem impactado na qualificação e na formação dos fiéis. Atualmente há mestrandos e doutorandos entre os membros da igreja, além de dezenas de alunos matriculados em cursos de pós-graduação e um número maior em graduações.

Novas conquistas na área estão sendo consolidadas, como a parceria que está sendo firmada entre a igreja e a FASSEB (Faculdade Assembleiana), com cursos à distância, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).  “É uma grande conquista pois nem todo mundo tem condições de ir até uma faculdade física”, ressalta pastor Wanderley.

Os projetos não param. Há mais novidades. “Estamos trabalhando para trazer o curso de cidadania para nossos adolescentes pela Sociedade Bíblica do Brasil e também um seminário de Ciências Bíblicas. E serão abertos a toda a sociedade. São dirigidos à comunidade evangélica mas abertos para toda a sociedade”, finaliza.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco