Policial

Com auxílio do Copom da PM, mãe salva vida de bebê engasgada em Águas Lindas

Graças ao preparo da equipe do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), uma bebê de apenas 16 dias foi salva de um engasgamento. O caso ocorreu na última sexta-feira (12), em Águas Lindas de Goiás, região do Entorno do Distrito Federal. Quem atendeu a ocorrência pelo telefone foi a cabo Priscila, que estava em plantão junto com os soldados Martha e Dantas.

Segundo a cabo Priscila, a mãe ligou para o 190 por volta das 15h30 desesperada, pois havia entrado água no nariz da filha, que acabou se engasgando durante o banho. No momento da ligação, a bebê já estava com o rosto arroxeado. A primeira orientação foi no sentido de acalmar a mulher, para que ela pudesse realizar o procedimento da forma correta. “Quando consegui deixar a mãe mais tranquila, dei as orientações e ela realizou a manobra de Heimlich, técnica que limpa as vias aéreas, por quatro vezes”.

Ao mesmo tempo em que orientava a mãe, a equipe entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para que se deslocasse à casa da família. Quando chegaram ao local, a bebê já estava respirando normalmente. “Geralmente, as pessoas procuram o Corpo de Bombeiros, porque o procedimento é feito por eles, mas a mãe disse que o número da PM foi o primeiro que ela pensou no momento”, informou a militar.

Após o sucesso no salvamento, a equipe que auxiliou na ocorrência telefônica fez questão de visitar mãe e bebê. A policial militar disse que ficou bastante emocionada ao ver a menina. “Em seis anos de Copom, essa é a segunda ocorrência do tipo que atendo. Posso dizer que é uma sensação gratificante, na verdade é inexplicável, poder ajudar a salvar um bebê”.

Priscila ainda destacou que a atenção da mãe e o seguimento à risca dos procedimentos foi fundamental para que a ocorrência terminasse bem, recuperando, de forma total, os sinais vitais da criança.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco