VICE-PRESIDENTE DO PSDB
11 de junho de 2017

Em carta ao PSDB, deputado Vecci sugere agenda propositiva

O deputado federal  Giuseppe Vecci (PSDB-GO), encaminhou na quinta-feira (8) uma carta ao presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati, membros da Executiva Nacional e demais parlamentares do partido, na qual elenca sugestões de temas a serem discutidos internamente pelos correligionários. Como o próprio nome diz, são sugestões, ideias para debate. O objetivo é engajar os tucanos no que chama de “agenda propositiva e transformadora para o País nesse momento de incertezas e crises”.

A proposta contempla 41 sugestões, que subdividem-se em  sete pilares: Renovação de Práticas Políticas – Uma Nova Semente Política; Profissionalização da Gestão Pública; Compromissos com as Finanças Públicas; Apoio às Reformas Estruturais para o Crescimento e  Desenvolvimento Econômico; Uma Agenda Social Democrática para o Brasil; Uma Nação Solidária, Participativa, de Voluntarismo e de Sustentabilidade; e Fortalecer e Oxigenar o PSDB no Brasil.

Vecci vem constantemente reiterando que o País não pode parar de avançar e discussões de temas de extrema relevância não podem se perder em meios aos atabalhoados desdobramentos da crise política. “Devemos estar sempre conectados e sintonizados com a sociedade e bem-preparados para os desafios que se avistam”, comenta. O deputado reitera que é preciso sair da inércia, com ações que permitam dar aos brasileiros perspectivas de dias melhores e amenizar o clima raivoso, extremado, acirrado pela crise política.

Para arrolar os temas sugeridos, Giuseppe Vecci baseou-se em documento apresentado pelo próprio PSDB, em maio deste ano, intitulado “Princípios e valores para um novo Brasil”. Na próxima segunda-feira (12), a Executiva Nacional do partido se reúne para decidir sobre o desembarque do governo Michel Temer, quando a agenda propositiva será novamente defendida pelo goiano.

Leia abaixo a íntegra da carta:

O momento atual é de instabilidade, bem sabemos, mas não podemos nos furtar à profunda reflexão que ele enseja sobre aquilo que o Partido da Social Democracia Brasileira pretende apresentar para um Brasil que anseia por avanços. Exige do PSDB e de nós, representantes do povo brasileiro, um posicionamento maduro, equilibrado e coeso.

A proposta que ora apresento aos colegas é fruto de três elementos: o primeiro deles, refere-se a documento preparado e apresentado pela Executiva Nacional do PSDB em 03 de maio de 2016 ao governo Temer, intitulado “Princípios e valores para um novo Brasil”, onde elencamos uma série de iniciativas que entendemos necessárias para que o país retomasse seus rumos há muito perdido. Muito do documento foi absorvido nesse último ano, devemos admitir. Mas, este esforço não se resume a uma simples revisão do documento mencionado. Segundo, esta proposta também é fruto de discussões de militantes e parlamentares do partido, ou seja, um desdobramento dos debates que se mostraram de maior interesse para o País e que têm tido certa ressonância em ações concretas por recuperação e reforma. E terceiro, a proposta resulta de reflexões que tenho feito nas condições de parlamentar, de presidente estadual do PSDB em Goiás, de vice-presidente do PSDB Nacional e, acima de tudo, como cidadão brasileiro.

Desse modo, apresento sugestões cujo objetivo é apresentar uma agenda propositiva e transformadora para o país nesse momento de incertezas e crises. Entendo que o PSDB deve, em primeiro lugar, preocupar-se com o Brasil dos brasileiros. Somos um partido reformista, capaz de liderar com compromisso e serenidade a travessia do momento de dificuldade para o de desenvolvimento e para o bem do Brasil, ao lado desse governo ou de outro que venha a assumir. Apesar do apoio político que assumimos nesse momento, não podemos perder nossa identidade e nossa capacidade programática. Devemos, na verdade, encampar uma agenda de propostas debatidas pelo PSDB a fim de estarmos sempre conectados e sintonizados com a sociedade e bem-preparados para os desafios que se avistam. O PSDB deve trabalhar para resgatar a credibilidade política através de uma agenda de ideias e ações construtivas, capazes de transformar o país, retomar o emprego, o desenvolvimento e a esperança dos brasileiros.

Meu objetivo com estas sugestões é contribuir para o partido. Obrigado.

GIUSEPPE VECCI

Deputado Federal

Vice-Presidente Nacional do PSDB