Política

Goianésia tem até o momento 9 pré-candidatos a deputado estadual

Goianésia consegue eleger, tradicionalmente, dois deputados estaduais de quatro em quatro anos. Sempre um apoiado pelo PSDB e outro com a benção do MDB. Mas nenhum deles sai eleito apenas com os votos do município.

Para exemplificar, no último pleito, em 2014, dois candidatos de Goianésia conseguiram ser eleitos: Helio de Sousa (PSDB), com 31.137 votos e Renato de Castro (na época no PT), com o voto de 23.219 eleitores. Helio recebeu 10.166 votos em Goianésia e teve que buscar mais de 20 mil eleitores em outras cidades. Renato foi votado por 12.075 pessoas. Mais de 11 mil votos foram conquistados fora do município.

Nenhum dos dois se elegeria só com o voto dos conterrâneos. Detalhe: de Goianésia eles tiveram a concorrência apenas do servidor público (na época, 1º suplente de vereador), João Paulo Batista (PDT), que recebeu 759 votos no município (1.093 no geral), nada que ameaçasse os dois favoritos.

Se com 3 foi difícil, imagine uma eleição com 9 nomes da cidade! É exatamente o número atual de políticos que anunciaram que são pré-candidatos. É claro que alguns deles disputam dentro da mesma base e podem abrir mão pelo colega melhor avaliado ou por pressões. O Portal Goiás Total apresenta os nomes que se colocaram à disposição.

Helio de Sousa (PSDB) – Decano entre os pré-candidatos, exerce seu quinto mandato como deputado estadual, tendo alcançado na atual legislatura seu auge, sendo presidente da Assembleia Legislativa e governador interino. É a aposta do Grupo Lage para bater o grupo de Renato de Castro dentro de Goianésia após a derrota de 2 anos atrás, na disputa da prefeitura.

Antônio Otoni (PSD) – Odontólogo, foi candidato a deputado estadual pelo PT em 2010, obtendo 4.436 votos, sendo 3.491 só em Goianésia. Dois anos depois, desistiu no último momento de ser candidato a prefeito para apoiar Jalles Fontoura (PSDB), que acabou eleito. Foi secretário de Esporte, Juventude e Lazer de 2013 a 2016. Recentemente, filiou ao PSD, com o aval do presidente da sigla, Vilmar Rocha e, anunciou sua pré-candidatura. Oficialmente pertence ao grupo liderado por Jalles e Otavinho, que historicamente apoia a candidatura de Helio de Sousa.

Vandir Gomes (PSD) – Lançado na política por Jalles Fontoura, foi um dos mentores do programa de governo do então candidato, em 2012. Ocupou a secretaria do Escritório de Projetos, de 2013 a fevereiro de 2015, quando assumiu uma superintendência na Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) do Governo do Estado. Ficou até o início de abril deste ano. Vandir foi presidente municipal do PSDB e, agora filiado ao PSD, anuncia que é pré-candidato a deputado estadual. É o terceiro nome da base de Jalles Fontoura que se declara candidato.

Dr. Marcos Vinícius (MDB) – Fenômeno da última eleição para vereador, sendo eleito com 2.536 votos, a maior votação da história para a Câmara, em Goianésia, Dr. Marcos Vinícius tenta alçar voo maior, colocando seu nome à disposição do MDB para a disputa. É da legenda, até agora, o único nome colocado. Divide seu tempo entre a atuação como vereador e médico, dono da clínica popular São Marcos, que atende milhares de pessoas por ano a preços bem mais baixos que as clínicas convencionais.

Pedro Gonçalves (PP ou PSDC) – Advogado, filho do presidente do MDB de Goianésia, Giovani Machado e neto do fundador do partido na cidade, Lauro da Penha, Pedro, mesmo não sendo pré-candidato pelo MDB, vai buscar alas mais tradicionais da legenda para se unir ao seu nome. Foi secretário do Escritório de Projetos da prefeitura, na atual gestão, de maio de 2017 a abril de 2018. Antes ocupou cargo no Congresso Nacional, junto à liderança do MDB e ao deputado federal Daniel Vilela.

Emerson da Auto Vip (PSC) – Empresário, fundou e preside a Autovip do Brasil, presente hoje em 16 estados e no Distrito Federal, com mais de 900 colaboradores, entre diretos e indiretos. Filiado ao partido há 11 anos, Emerson nunca antes havia colocado o nome numa disputa. A ideia do empresário é ser uma alternativa aos dois grupos solidificados na cidade.

Marco Interiores (PSB) – Empresário do ramo de móveis planejados, Marco Antônio tentou emplacar seu nome como candidato a vice-prefeito na chapa de Jalles Fontoura, em 2016, até o dia da convenção. Acabou cedendo em nome da unidade do grupo, segundo anunciou. Ligado à Assembleia de Deus, é um dos idealizadores da Marcha para Jesus em Goianésia.

Carlos do Itapuã (PT) – Empresário, dono do Supermercado Itapuã, Carlos Alberto Silva, tem anunciado às lideranças do PT na cidade intenção de ser o nome do partido na disputa. Na eleição passada, ele chegou a ensaiar uma disputa, mas cedeu para que o partido lançasse Renato de Castro.

Divino do Jonas (PHS) – Vereador de primeiro mandato, compõe a base de apoio ao prefeito Renato de Castro na Câmara. Não tem feito, publicamente, grandes movimentos que sinalizam uma pré-candidatura, mas garante que seu nome está colocado na disputa.

Dos 9 de hoje não se sabe quantos serão de fato, candidatos, amanhã. Mas pelo andar da carruagem, é possível que haja mais que os 3 da campanha passada.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco