POR ATÉ 15 DIAS
17 de janeiro de 2019

Mudança na Lei Orgânica permite que prefeito de Goianésia viaje ao exterior sem ter que transmitir cargo ao vice

Após meses de tramitação, a proposta de emenda à Lei Orgânica do município que autoriza o prefeito de Goianésia, Renato de Castro (MDB) a realizar viagem ao exterior por até 15 dias, sem ter a obrigação de autorização prévia da Câmara Municipal e de transmitir o cargo ao vice-prefeito Carlos Veículos (DEM), foi votada e aprovada na tarde de quarta-feira (16) pelos vereadores, em sessões extraordinárias.

Como é uma emenda à Lei Orgânica, o projeto necessitava de dois terços dos votos dos vereadores presentes para ser aprovada. Obteve o voto de 10 dos 12 parlamentares presentes à sessão.

Votaram contra os vereadores Jota Carlos (PP) e Divino do Jonas (PHS). Temal Carrilho (PSDB), Maurício André (PSDB) e Heverton Fonseca (Solidariedade) não estavam presentes na sessão.

Com a modificação, o Chefe do Poder Executivo agora pode se ausentar do País por até 15 dias, sem prévia autorização da Câmara Municipal, não havendo necessidade de substituição pelo vice-prefeito.

Pelo artigo 63 da Lei Orgânica, o prefeito já podia se ausentar do município, dentro do país, sem a necessidade de autorização da Câmara e sem ser substituído pelo vice.

A justificativa apresentada no projeto de emenda à Lei Orgânica diz: “seguindo o mesmo princípio, quando em viagem ao exterior, no prazo de até 15 dias, não se justifica que o vice assuma o cargo e as atribuições de prefeito”.

O prefeito Renato e o vice Carlos são rompidos politicamente de forma pública desde a cerimônia de posse, em 1º de janeiro de 2017.