EM DISCURSO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
14 de novembro de 2019

Helio de Sousa critica PEC do Governo Federal que extingue municípios

Primeiro a discursar durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária que ocorre na manhã de quinta-feira (14), o deputado Helio de Sousa (PSDB) iniciou sua fala expressando “perplexidade com a proposta do Governo Federal de extinguir os pequenos municípios do país”.

Para ele, essa proposta é uma ideia própria de “pessoas que vivem em função de dinheiro”. “É lamentável que essa Proposta de Emenda à Constituição (PEC) esteja tramitando no Congresso Nacional. Isso vai descaracterizar as pessoas, vai tirar a qualidade de vida da população de quem vive nesses municípios”, disse.

Além disso, o parlamentar destacou que haverá uma perda significativa de receita para os municípios. “Temos cidades com 10 mil habitantes que a qualidade de vida oferecida é melhor do que na minha cidade de Goianésia, por exemplo. Então, não é a quantidade de gente, mas como é administrada”, tratou.

Ele ainda falou sobre a diferença entre a qualidade de vida das cidades grandes e pequenas e voltou a afirmar o quanto essa PEC federal pode prejudicar a população não só do estado de Goiás, mas de todo país. “Sei muito bem qual a diferença da cidade pequena e grande. A cidade grande é uma selva de pedra. Em determinadas situações as pessoas vivem como animais. Não tem nada mais desumano do que o cidadão usar o transporte coletivo aqui em Goiânia, por exemplo. Ele é humilhado em todas as características da condição humana.”